sábado, 4 de abril de 2009

Bike é hype

Seja por economia, ecologia, ou só estilo, a bicicleta hoje é um meio de transporte comum na cidade grande.


Por muito tempo ligada à imagem do operário, hoje a bicicleta é quase um íten fashionista nas ruas, calçadas e (ciclovias?) de Curitiba. Digamos que seja um estilo de sociedade de bicileteiros. Não são ciclistas, que fazem isso por profissão ou por esporte, são pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte alternativo, garantindo assim, mais rapidez, menos custos e uma relativa melhora na qualidade de vida.

Além da questão prática e econômica. (O ônibus geralmente é mais demorado, e ainda custa R$2,20), os ciclistas urbanos defendem uma questão política e ecológica contra o uso exagerado de automóveis.Para disseminar essas idéias, os “amigos da bicicleta” como também gostam de ser chamados, fazem “bicicletadas”.

Bicicletada
Bicicletada é o nome que se dá para passeios de bicicleta sem destino programado. Todos se encontram em um determinado local e os que vão à frente fazem o caminho. Também existe a bicicletada noturna, que acontece toda a segunda sexta-feira do mês, saindo do pátio da reitoria.
Os ciclistas urbanos saem em grupo por companheirismo, por ser mais seguro e para chamar a atenção para o problema do crescimento desenfreado do número de carros e todos os problemas decorrentes deste aumento.Nesses passeios, os participantes aproveitam o momento da concentração das bicicletas para fazer protestos pacíficos. Por exemplo, ocupando uma vaga de carro com um sofá, um tapete e uma placa explicativa onde se lê “Um carro a menos”.
A estudante universitária Raquel Rosseto viu o protesto e não achou graça. “Eles só falam isso por que não têm carro. Se tivessem a história era outra”, desabafa e dá a volta para tentar achar outra vaga.

Plano das bikes brancas

Outra iniciativa interessante é da parte dos cicloativistas. Fernando Rosenbaum e uma equipe de voluntários vem recolhendo doações de bicicletas, ou parte de bicicletas que estejam “encalhadas” na casa das pessoas. Eles juntas essas partes de bicicletas, reformam, pintam de branco e repassam. Ano passado, foi contruída em frente à casa vermelha, no largo da ordem, uma enorme árvore de natal com bicicletas brancas para chamar atenção pro movimento, todas as bicicletas utilizadas foram doações recebidas.










Curitiba Cycle Chic
Pensando nessa idéia de bicicleta como acessório hype, o DJ GEE X criou um blog que visa promover a "mobilidade sustentável cm estilo". O blog exibe fotos de ciclistas urbanos estilosos de Curitiba e exemplos de outros países.







Clique e ouça:


Upload Music





http://curitibacyclechic.blogspot.com/
http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/
http://umcarroamenos.com.br/

Um comentário:

  1. Anônimo2:42 PM

    Se liga na bike sem correia...
    linda linda

    ResponderExcluir