quarta-feira, 5 de maio de 2010

David LaChapelle em um estupro da Africa



Com uma carreira ilustre e consolidada com fotografia de moda, vídeos,editorias, cinema, shows, foi somente nos últimos anos que LaChapelle centrou seu interesse unicamente pela arte, produzindo fotografias cuidadosamente manipuladas e aclamadas, como a série “Deluge and Jesus is My Homeboy”. 


Fotos: Graham Jepson






Policromia a mil, celebridades, cultura pop, beleza, política... SIM, David LaChapelle é très chic!
A dialética do artista é clara, e reforça o nosso entendimento, em uma aparente preocupação em usar a beleza e o glamour para explorar temas difíceis e controversos, para cavar mais fundo do que a mera superficialidade e a estética.

Dá uma passadinha no site do cara, pois é bem completo e tem muitas, muitas e muitas fotos legais, é claaaaaaaaro que as fotos das celebridades são as mais empolgantes, cuidado, pois é fácil perder a noção do tempo navegando pelo site.







The Rape of Africa
A nova exposição de LaChapelle intitulada de The Rape of Africa, está em exibição em Londres na galeria Robilant & Voena, e deve estar fazendo o maior sucesso, já que estava prevista para acabar no final deste mês e foi prorrogada até o final de Junho.

“O último trabalho de David LaChapelle... é um sério exame artístico na política mundial” Skye Sherwin, Harper’s Bazaar.

The Rape of Africa continua a fina e velada crítica de David ao consumismo ocidental, desta vez focada nos efeitos degenerativos no continente Africano. Uma crítica a idéia de conquista, representação de crianças-soldados, exploração antiética de minérios, e a comercialização da beleza africana. 

 “Baseando-se em uma base ampla que vai desde a história da arte até a arte de rua, o novo trabalho de LaChapelle está virando a cabeça dos críticos para baixo, focando as lentes das celebridades e da moda na hierarquia consumista e cultural” Anna Carnick, Dazed & Confused.

A exposição possui trabalhos inéditos e outros não tão inéditos assim, com desenhos e rascunhos dos trabalhos principais para mostrar a complexidade do processo de criação do artista.

Com diversas inspirações, que vão da história da arte até as celebridades contemporâneas, desta vez, LaChapelle abusou mais da glória épica de paisagens naturais, com um pequeno afastamento dos seus trabalhos mais... fashion. 

“É através do seu brilhante uso da beleza e da fantasia que David LaChapelle de alguma forma irresistivelmente chega a verdade. A verdade feia” Colin Wiggins, National Gallery, London.

Um precioso e surpreendente mundo de honestidade emocional com pequenos e insolentes lembretes da sociedade de consumo contemporânea.

 Inspirado na icônica obra de Sandro Botticceli Vênus e Marte La Chapelle subverte ironicamente uma imagem aparentemente chamativa, ousada e cheia de glamour, com uma realidade preocupante. Com direito a barraqueira da Naomi Campbell ta!

E a original de Botticceli.

 A exposição possui trabalhos recentes como “O Nascimento de Vênus”, outro trabalho inspirado na obra original de Botticceli.

 E a original.

American Jesus Hold me, carry me, com certeza a obra mais polêmica da espoxição, inspirada na Pietá de Michelangelo, e Michael Jackson é claro.

 E a original.
 FLeurs Du Mal,  referencia ao livro do poeta francês Charles Baudelaire, marco da poesia moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário