sexta-feira, 23 de julho de 2010

6º Congresso Paranaense dos Jornalistas - De 6 a 8 de agosto, em Foz do Iguaçu

De 6 a 8 de agosto jornalistas de todo o Paraná se reúnem no Hotel Foz do Iguaçu em Foz, para o mais importante encontro da categoria no Estado, o Congresso Paranaense dos Jornalistas, que nesta sexta edição, terá como temática principal a “Formação superior para um Jornalismo plural e democrático”. O evento, que conta com o patrocínio de Itaipu Binacional, é a mais alta instância de representação dos jornalistas do Estado, que, além de debaterem temas atuais e emergentes da profissão, deliberam acerca de linhas de ação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná para os próximos anos. O encontro também será uma prévia ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, previsto para Porto Alegre, de 18 a 22 de agosto.

A programação, pensada para abranger as áreas de maior interesse dos jornalistas, vai contar com debates, palestras e oficinas. Por ocorrer em Foz, cidade com grandes atrativos turísticos, haverá espaços na programação para passeios. Podem participar jornalistas inscritos no Sindijor e que estejam em dia (delegados, com direito a voz e voto), observadores (jornalistas inadimplentes com o Sindijor e não filiados, com direito a voz), observadores externos (profissionais de outras áreas, com direito a voz) e estudantes de Jornalismo (com direito a voz). Entre os estudantes, para fins de inscrição há diferenciação entre não pré-sindicalizados e pré-sindicalizados (estes, por sua vez, entre os de Foz do Iguaçu e os de fora da cidade). Estão programadas linhas de ônibus partindo de Curitiba, Londrina e Guarapuava para levar os participantes destas regiões até Foz. O valor de hospedagem no hotel está incluso na inscrição, bem como o do transporte. O ônibus que partirá de Curitiba, vai passar em Ponta Grossa; já aquele que partir de Guarapuava, passará por Cascavel, conduzindo ainda os inscritos de Pato Branco e Francisco Beltrão; já o coletivo que partirá de Londrina, vai pegar os congressistas de Maringá.

O congresso será aberto com a palestra “Conjuntura política, democratização da comunicação e o desafio do jornalista no momento dessa transformação”, proferida pelo jornalista e sociólogo Venício A. de Lima, uma das maiores autoridades brasileiras em estudos de política e comunicação. O sábado se iniciará com duas mesas debates, uma com o tema “A formação leva a um jornalismo plural e democrático?” e outra sobre democratização na comunicação. Ainda para o sábado, estão programadas quatro oficinas. Durante o Congresso, haverá quatro grupos de trabalho. Para cada um deles o Sindijor havia aberto prazo, encerrado no dia 14 de julho, para a apresentação de teses de jornalistas. Os resultados dos grupos de trabalho serão apresentados na plenária no domingo. Para conhecer a programação completa do Congresso, vá ao site de eventos do Sindijor (eventos.sindijorpr.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário