sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sobre moda e futilidade


Por que sabemos o nome do inventor do telefone e não do da calça jeans?
Por que as pessoas que se interessam por moda são consideradas fúteis, e quem se interessa por cinema não, sendo que os dois são igualmente comercializáveis?
























Ano passado comecei a me interessar por moda. Por revistas de moda e roupa todos se interessam, em maior ou menor escala. Mas entender e se aprofundar no assunto foram coisas que só aconteceram neste ano, embora ainda me falte tempo.
Estava procurando um livro de antopologia "O que faz do brasil, Brasil?" (que por sinal é um livro muito bom, que tem toda uma análise de costumes culturais, da relação casa-rua-trabalho, da comida, enfim, não era disso que ia falar...) Na mesma estante tinham inúmeros e convidativos livros sobre moda, resolvi dar uma olhadinha. Saí da biblioteca com 4 livros, 3 deles sobre moda.
Trouxe um na mão e três meio "mocados", pois na minha faculdade (jornalismo) a moda é vista como futilidade e , até então, por mim também era. Depois de ler "Chanel" , de François Baudot, "Yves Saint Laurent", de Pierre Bergé, e "Moda & Cultura" de Sonia Marsal entendi o porquê destes livros estarem dividindo a mesma estante com livros de antropologia.


É verdade que a moda tem um papel importante na indústria consumista, mas não podemos negar sua importância na construção da identidade pessoal e cultural, no psicológico e também na história do cinema.


Aliás é através de uma metáfora com cinema, ou com a pintura que podemos entender o que faz da moda uma arte. Como existem cinegrafistas amadores e pintores de fim-de-semana, existem estilistas de fim-de-semana, que enxergam a moda, antes como mercado, depois como arte. Um trabalho que não desprende inspiração e nem estudo (Não é preciso ser nenhum gênio da moda para estampar uma logo em uma camiseta, certo?)


Quem quiser seguir essa linha de raciocínio leia o texto indicado no blog abaixo.
http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/o-esforco-de-fazer-moda/
Foi escrito por uma menina de 12 anos.



Para fechar o post vou deixar a dica do livro Moda&Cultura, Sonia Marsal (psicóloga, professora de filosofia e arte e assessora de artes)
O livro fala sobre a influência norte-americana no nosso modo de vestir. Da invenção do jeans, do jeans usado como modo de rebeldia, da moda como uniformização e diferenciação, da roupa unisex do anos 60, da importância a moda no cinema, do consumo, das tribos urbanas (extintas ou não) e de roupa inteligente (junção de moda, arte e ciência).


Fica a dica dos livros de trajetória da Chanel e do Yves S. L., para entender a origem de peças importantes dos nossos (de quem gosta e de quem não está nem aí para moda) guarda-roupas.

Um comentário: