quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festival Varilux de filmes Franceses

Estréia nesta sexta-feira (04/12/2009) a 8ª edição do festival Varilux de cinema francês, que traz para o Unibanco Arteplex do shopping Crystal filmes recentemente lançados na França.

Quem esperou sete meses para ver Channel nos cinemas brasileiros não vai querer perder a chance de ver filmes que muito possivelmente, se não fosse o festival, demorariam o mesmo ou nem chegariam.

Viva a lei rouanet! Que, desta vez, veio democratizar a cultura e “deselitizar” o cinema francês. Para conseguir maior abrangência o festival traz comédias populares na lista de inéditos. Não vou comentar os horários super-flexíveis (atenção ironia), pois acredito que talvez não haja um público tão grande assim e possa ter sido uma forma de manter o preço bom.

Voltando às comédias, quem gosta de humor francês fica a dica: “Mais que o Máximo” (Coco), de Gad Elmaleh, e “A Riviera não é aqui” (Bienvenue chez les Ch´tis), de Dany Boon, filme francês que consegiu arrecadar maior bilheteria em território nacional (França) de todos os tempos: 20,4 milhões de ingressos vendidos.Atenção, eu ainda não vi! Sei lá se é bom mesmo, eu não acredito em bilheteria.

Um filme da programação que quero muito ir ver é Entre les murs, ou “Entre os muros da escola” de Laurent Cantet, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes.
Segue programação completa:

Um segredo em família (Un Secret)
De Claude Miller
França, 2007, 106 min
Distribuidora: Estação

Pouco depois da Segunda Guerra, ao completar 15 anos, o solitário François vai descobrir um obscuro segredo e enfrentar verdades que encobrem as aparências de sua rede familiar. Ele inventa um irmão e imagina o passado de seus pais numa viagem atribulada, que tem como pano de fundo o nazismo e a deportação dos judeus. E, como conflitos, os sentimentos naturais da existência – o desejo, a paixão, o amor e a capacidade de recuperação.

Mais tarde, você vai entender... (Plus tard tu comprendras)
De Amos Gitai
França /Alemanha / Israel, 2008, 90 min
Distribuidora: Estação
Rivka, senhora judia que vive rodeada de objetos do passado, prepara o jantar para seu filho Victor, enquanto acompanha na televisão o julgamento de Klaus Barbie. O ano é 1987, e o ex-líder da Gestapo, conhecido como o “açougueiro de Lyon”, finalmente enfrenta a justiça por seus crimes no Holocausto. Em seu escritório, Victor trabalha organizando os documentos e cartas que contam a história de sua família e também assiste ao julgamento. É quando Rivka reconhece na TV a voz de uma das testemunhas, a voz de um sobrevivente, que despertará emoções profundas entre mãe e filho.

Mais que o máximo (Coco)
De Gad Elmaleh
França, 2009, 95 min
Distribuidora: Imovision
Aos 40 anos de idade, Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos, imigrou para a França sem um centavo e agora, graças à invenção de uma água vibrante, tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel. Por isso, ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco, no entanto, fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber, ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem.

A Riviera não é aqui (Bienvenue chez les Ch´tis)
De Dany Boon
França, 2008, 106 min
Distribuidora: Imagem
Philippe Abrams é diretor de uma agência dos correios em Salon-de-Provence no sul da França. Ele é casado com Julie, cuja natureza depressiva torna a vida dele impossível. Para agradá-la, Philippe monta uma fraude para obter uma transferência para a Côte d´Azur (a Riviera Francesa), mas é desmascarado e acaba sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade no norte do país. Para os Abrams, sulistas cheios de preconceitos, o Norte é um horror, uma região gelada e povoada por pessoas que falam um dialeto incompreensível, o “cheutimi”. Sem opção, Philippe embarca sozinho e descobre que Bergues não é tão ruim assim.

Entre os muros da escola (Entre les murs)
De Laurent Cantet
França, 2007, 128 min
Distribuidora: Imovision
François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo em oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os alunos ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Palma de Ouro em 2008. Indicado ao Oscar.

Crimes de autor (Roman de gare)
De Claude Lelouch
França, 2007, 103 min
Distribuidora: Dreamland
Judith Ralitzer é uma escritora popular, que está em busca de personagens para seu próximo livro. Paralelamente, um serial killer fugiu de um presídio de segurança máxima e Huguette, a cabeleireira de um luxuoso salão de Paris, decide mudar de vida. Os destinos deles se encontrarão, mudando a vida de todos.

Uma garota dividida em dois (La fille coupée en deux)
De Claude Chabrol
França / Alemanha, 2007, 115 min
Distribuidora: Imovision
Gabrielle trabalha no canal de televisão a cabo local. Um dia ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand), durante o evento de promoção do novo livro dele. Homem bem-apessoado e reconhecido, ele não encontra dificuldades em seduzir a jovem, apesar de ser casado e trinta anos mais velho. Aos poucos, no entanto, percebe que se apaixonou profundamente e que terá que disputar seu amor com Paul (Benoît Magimel), um jovem milionário e desequilibrado.

Um comentário:

  1. Super legal!

    Já assisti Entre os muros da escola (Entre les murs)e Uma garota dividida em dois (La fille coupée en deux), ambos são muito bons!

    ResponderExcluir