quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

We Cage - dança contemporânea e tecnologia


Está a toa neste final de semana? Que tal conferir um ensaio aberto de um espetáculo interessante?
Se não puder assistir ao ensaio já agende-se para conferir o espetáculo eim, pois CERTEZA que vale a pena...

Ficha Técnica

Diretora e coreógrafa: Carmen Jorge
Elenco/Pesquisa de movimento: Mariana Batista, Viviane Mortean e Isabela Schwab
Estagiária: Rose Mara Silva
Maestro, compositor, músico e programador do software MAX MSP: Gilson Fukushima
Compositor, músico e programador do software LIVE: Vadeco
Artista visual, programador de novas mídias e VJ: Jim
Design gráfico: Adriana Alegria
Fotografias: Elenize Dezgeniski
Assessoria de imprensa: Emanuella Kalil
Assistente de produção: Bia Reiner


Espetáculo de dança WE CAGE reúne dança contemporânea e tecnologia

A PIP Pesquisa em Dança, dirigida por Carmen Jorge, inicia no dia 23 de fevereiro (terça-feira) temporada de seu mais novo espetáculo, WE CAGE, que tem como ponto de partida a coreografia Variations V, de John Cage e Merce Cunningham – criada em 1965 e pioneira ao relacionar dança e tecnologia.

Essa interação entre dança e recursos tecnológicos garante novo espaço para a existência da dança, novas inserções, novas relações e é foco do trabalho da PIP desde 2006. Em WE CAGE, a proposta é estudar a obra Variations V e todo o contexto que a envolve. 

O resultado é um espetáculo inédito, produzido com ferramentas atuais como os softwares MAX MSP, Isadora e Live. Eles permitem a interação dos movimentos dos bailarinos com sons, luzes e imagens processadas ao vivo na cena, graças ao uso de computadores e de sensores. 
O trabalho de pesquisa, tanto prático quanto teórico, da companhia é árduo. O grupo se preocupa em levantar material bibliográfico e videográfico para embasar a concepção do espetáculo.

O espetáculo WE CAGE é viabilizado com recursos da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do edital Produção e Difusão em Dança. Em meados de 2010 fará turnê pela cidade de São Paulo, com o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Saiba mais sobre o projeto acessando o blog www.pipwecage.blogspot.com.

Sobre a PIP Pesquisa em Dança

A PIP Pesquisa em Dança é dirigida pela bailarina e coreógrafa Carmen Jorge desde 2002 e tem como principal objetivo o desenvolvimento da pesquisa em dança contemporânea em Curitiba. A PIP busca uma estética própria e ao longo do tempo compartilha sua trajetória com a comunidade, por meio de produções sequenciais de espetáculos, a maioria com o incentivo da Prefeitura de Curitiba e do Governo Federal. A companhia carrega em sua bagagem a participação em importantes eventos nacionais e internacionais de dança, como o Fórum Internacional de Dança (Belo Horizonte/MG), Mostra Contemporânea do Festival de Dança de Joinville (SC) e festivais em Nova York (EUA) e Florença (Itália). Já foi destaque em matérias na Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Bravo!. 

Desde 2006 o grupo passou a investigar o uso da tecnologia como linguagem na dança, de forma inovadora, em Curitiba, seja adotando o uso de computadores e softwares na cena, ou produzindo mostras de videodança.

Conheça melhor a trajetória da PIP entrando no site www.pip.art.br 

John Cage


2 comentários:

  1. Bom dia,
    qual é o contato para mandar uns releases para o blog Rubrica?

    Renato César Ribeiro
    Assessor de Comunicação
    Instituto Festival de Dança de Joinville
    imprensa@festivaldedanca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Renato!

    Obrigado pela visita, pode enviar o releases e divulgação ao meu e-mail pessoal mesmo ckubis@gmail.com

    ResponderExcluir