quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rede Amigos da Criança” é lançado durante jantar beneficente

Objetivo é que a organização possa manter a continuidade dos trabalhos desenvolvidos na defesa dos direitos de Infância e Adolescência junto aos jornalistas, atores sociais e meninas e meninos


Um momento para rever amigos e compartilhar informações. Mais do que isso: uma oportunidade para conhecer a fundo uma organização que atua há 12 anos na promoção e defesa dos direitos da Infância e da Adolescência. Assim foi o jantar promovido pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência na noite desta quarta-feira, 14, na chácara Sapolândia, em Curitiba. Durante o evento foi lançada a Rede de Amigos da Ciranda, uma campanha permanente que visa arrecadar fundos para funcionamento da instituição.

O papel beneficente do jantar foi frisado logo nos primeiros momentos de uma apresentação realizada pela jornalista convidada Maria Amélia Lonardoni sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela ONG. Ela é uma das fundadoras da entidade e hoje atua na assessoria de comunicação do Ministério Público. A jornalista frisou que o valor arrecadado com a venda de convites no próprio local havia alcançado os mil reais. “E esse dinheiro vai ser usado no pagamento do aluguel da Ciranda”, esclareceu. O montante recolhido com os ingressos nos dias que antecederam o evento também será investido na manutenção da entidade. Conforme o gestor institucional da Ciranda, Douglas Moreira, o recurso já tem destino certo: pagamento de funcionários e compra de equipamentos e materiais utilizados no trabalho cotidiano desempenhado pela equipe. A comercialização dos convites ainda não foi contabilizada. Mas Douglas ressalta que o valor será informado aos parceiros e participantes do encontro até a próxima segunda-feira, 19.

Além de autoridades públicas, parceiros e atores sociais que atuam na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a reunião contou com a presença de jornalistas e acadêmicos de comunicação – dois dos principais públicos da instituição. Desse modo, o propósito do jantar também foi possibilitar uma maior interação entre a Ciranda e os profissionais diretamente ligados a entidade. Para a doutora em Educação e professora da UFPR, Araci Asinelli da Luz, o evento foi uma oportunidade para os participantes acompanharem no telão a trajetória e a história da ONG, conhecerem a equipe e os propósitos de cada projeto social que envolve meninas e meninos.  “O que dá pra perceber é que o foco se dá no sentido de mostrar que a juventude é a solução dos problemas do país”, analisou a professora Araci. Ela lembrou ainda que o papel da Ciranda é o de agente mobilizador dos diversos setores da sociedade para a promoção de direitos de crianças e adolescentes.

A Rede Amigos da Ciranda vai reunir todos aqueles que puderem contribuir para que a organização continue atuando. A colaboração pode acontecer de modo financeiro, com doações de roupas e alimentos (que serão repassados para comunidades onde os projetos sociais são desenvolvidos) ou por meio de trabalho voluntário. O gestor institucional da Ciranda, ressalta que é dever da família, sociedade e estado a promoção dos direitos de meninas e meninos, “mas se por acaso o excesso de trabalho e tarefas  não permitirem que as pessoas defendam e garantam esses direitos no seu dia a dia, então que contribuam com organizações como a Ciranda que trabalham para isso”, defendeu. Apesar disso Douglas afirma: “a maior contribuição é que as pessoas façam cumprir e garantam que crianças e jovens tenham acesso a educação, saúde, cultura, dignidade entre outros direitos”. Para mais informações sobre como ingressar na Rede, o contato pode ser feito diretamente com a entidade pelo (41) 3023-3925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário