sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sobre café e cigarros


E para darmos continuidade ao papo sobre cigarros... Vamos adicionar cinema e café!




Que tal uma dica de filme? Ele chama-se justamente Sobre Cafés e Cigarros , é de 2003 porém o roteiro é atemporal e atual.
Por que assistir?

O filme do diretor Jim Jarmush mostra o diálogo e a interação (ou a não interação) de seus personagens (ou não personagens) enquanto consomem cafés e cigarros. Mas a questão é que Sobre Café e Cigarros é todo em preto e branco (justamente uma alusão aos cafés e cigarros), e vai muito além do seu título, pois nos mostra a dificuldade que sentimos de simplesmente nos comunicar , nos faz lembrar de forma inteligente de que nesse mundo nada mais criamos e sim copiamos ou nos apropriamos para interferir em idéias alheias, e além de tudo, é uma boa satira do nosso cotidiano e sentimentos.
Estranho te conhecer, Gêmeos, Algures na Califórnia, Essas coisas vão te matar, Sem problema, Renée, Primas, Jack mostra à Meg seu Tesla Coil, Primos?, Delírio, e Champanhe formam a seqüência de  onze curtas-metragens que consumiram  mais de dezessete anos para ficarem prontos! 

O Elenco
Um elenco que inclui Roberto  Benigni, Steven Wright,  Joie Lee e Cinqué Lee (os gêmeos irmão do diretor Spike Lee), Iggy Pop, Tom Waits, Joe Rigano, Vinny Vella, Cate blanchett, Meg White e Jack White (sim os White Stripes), Alfred Molina, Steeve coogan (Aquele do 24 Hours Party People) e Bill Murray entre outros...

Veja o comentário do ótimo crítico Marcelo Janot para o canal  Tele Cine Cult.



Realidade e identificação
Fumante e adorador de cafés ou não, é impossível você não se identificar! Em alguns momentos o filme é tão  real que as cenas podem cair na maior  monotonia, mas vale assistir, pois a sensação de  você sentir-se um voyer e acompanhar o bate papo dos personagens é ótima e compensa.
 

O primeiro filme Estranho te conhecer, com o Roberto Benigni ainda novinho, em um café bem marginal, nos mostra como realmente nosso primeiro encontro com alguém em um café pode não ser tão prazeroso assim.


Em Gêmeos, Joie Lee e Cinqué Lee nos fazem pensar sobre estilo.
 

Em Algures na Califórnia Iggy Pop e Tom Waits enganam a si mesmos e nos fazem rir de nós mesmos.


Em Renée, Renée French (que está linda)  tem um personagem comicamente metódico, que não consegue desfrutar de seu café, cigarro e solitude, sem ser interrompida inúmeras vezes pelo garçom.

                                        
Em Primas Cate blanchett arrasa interpretando ela mesma em um diálogo com uma prima (interpretada por ela também) um tanto quanto... Invejosa.


                                    
 Os White Stripes tem um papo cabeçudo sobre ressonância acústica (que é teoricamente utilizada por Jarmush para falar da reprodução do passado na produção do presente), em  Jack mostra à Meg seu Tesla Coil.

                                         
 E como ignorar a soberba alheia? Em Primos? Steve Coogan aparece om uma ostentação de dar raiva para cima de Alfred Molina. Após um papo sobre chás, estilistas britânicos, e arvore genealógica,  Molina dá um lição de moral em Coogan.

                                         
 E você já tomou café como se fosse champanhe para celebrar a vida? Ou prefere não sair da realidade e encarar o café como um simples café? Bill Rice and Taylor Mead em Champanhe.

Sobre Café e Cigarros
 
Titulo original: (Coffee and Cigarettes)
Direção: Jim Jarmusch
Sinopse: Série de 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, as invenções de Nikola Tesla, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, rock, hip hop e o uso da nicotina como inseticida.

Elenco
Roberto Benigni (Roberto)
Steven Wright (Steven)
Steve Buscemi (Garçom)
Iggy Pop (Iggy)
Tom Waits (Tom)
Joseph Rigano (Joe)
Vinny Vella (Vinny)
Vinny Vella Jr. (Vinny Jr.)
Renee French (Renee)
E.J. Rodriguez (Garçom)
Alex Descas (Alex)
Isaach De Bankolé (Isaac)
Mike Hogan (Garçom)
Jack White (Jack)
Meg White (Meg)
Alfred Molina (Alfred)
Steve Coogan (Steve)
Katy Hanz (Katy)
Bill Murray (Bill Murray)
William Rice (Bill)
Taylor Mead (Taylor)
Cinquée Lee (Gêmeo malvado)
Joie Lee (Gêmeo bondoso)
Cate Blanchett (Cate / Shelly)
 
 

 
 
 






Um comentário:

  1. A foto do curta "Jack mostra à Meg seu Tesla Coil" está errada, mas não consegui alterar o post!

    ResponderExcluir