terça-feira, 6 de outubro de 2009

Paço da Liberdade

Ainda não conhece o Paço da liberdade? Demorou!

Paço da Liberdade se estabelece como um dos principais centros culturais de Curitiba
Por Christiano Kubis

A iniciativa conjunta entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac e a Prefeitura de Curitiba , de reinaugurar o único edifício curitibano tombado pelo patrimônio histórico federal, estadual e municipal,oferece muito mais do que o destaque da beleza de um eclético conjunto arquitetônico ao público.
Após um longo processo de restauração e revitalização que perdurou por dois anos, o prédio localizado na Praça Generoso Marques, que já foi sede da prefeitura e museu da cidade, exibe suas formas curvilíneas e sinuosas, elementos característicos da “ Art Noveau”, com muito conteúdo.
O Paço da Liberdade, reinaugurado em março deste ano, oferece o acesso à cultura e educação de forma inovadora através de seus espaços variados: salas para leitura, biblioteca, espaço de internet livre, salas de exposições, estúdio de gravação de áudio, sala de atos, cafeteria, e sala de produção e exibição audiovisual.

Os núcleos
O complexo abriga uma rica e movimentada programação que é divulgada em um caderno bimestral disponível no local, e se estabelece como um centro cultural de qualidade através de seus nove núcleos que incluem: música, literatura, reflexão, artes visuais, eletrônico, cinema, informação digital, educação, e sociedade e comércio
A música é contemplada nas suas mais diversas variantes, com apresentações no interior do prédio, no café e na Praça Generoso Marques.A literatura ganha um espaço para a circulação de idéias e produção intelectual, com um acervo de seis mil títulos de cultura, arte, comunicação e temas relacionados.
A reflexão é ofertada através de boas conversas sobre as teorias de grandes pensadores em diferentes áreas do conhecimento, cultivando a interação e incentivando o pensamento coletivo. As artes visuais ganham espaço através de mostras e exposições criativas, com uma curadoria atenta às realidades contemporâneas.
O núcleo eletrônico aborda as novas tecnologias e as influencias das mesmas nas artes, produção cultural e sociedade. O contato com sétima arte é estabelecido através da troca de experiências com profissionais da área cinematográfica e exibição de filmes.
A internet é abordada com suas possibilidades de aplicação, e caminhos criativos para desenvolver pesquisas, produções, e trabalhos digitais.

Vanguarda
Traçando um paralelo entre o antigo e o atual, o Paço da Liberdade possibilita que o público faça pesquisas, assista a um filme mais independente ou regional, deguste um bom café ouvindo um pianista ou “DJ”, visite uma exposição de objetos e documentos históricos ou participe de debates abordando a inovação digital e o ciberespaço.
Muito dos eventos e cursos ofertados são gratuitos, ou com baixo custo. Conteúdos variados que vão das artes às ciências, com atividades educativas e visitas monitoradas ao prédio, palestras, cursos, oficinas, apresentações, e mostras, que colaboram com a formação do pensamento crítico da sociedade e democratizam o conhecimento com qualidade, oferecendo novos formatos de produção e consumo cultural à cidade.

Paço Da Liberdade Sesc Paraná

Praça Generoso Marques, 189, Centro, Curitiba, Paraná
Telefone: (41)32344200
Terça a sexta-feira das 10h às 21h
Sábados das 10h às 18h
Domingos e feriados 11h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário