terça-feira, 6 de outubro de 2009

Solar dos Guimarães

Curitiba ganha novo centro de estudos multimeios
Por Christiano Kubis

A prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba apresentam um novo espaço para a ampliação do aprendizado e cultura. Após uma grande reforma, graças a um investimento da prefeitura e do Ministério da Cultura de aproximadamente 1 milhão de reais, o Solar dos Guimarães, localizado no centro histórico, é o novo “ponto de cultura” e centro de estudos multimeios da cidade.
Até então para a maioria da população, aprender sobre fotografia, computação, música eletrônica e mídias digitais era algo menos próximo da realidade devido ao grande custo dos equipamentos e cursos privados.


SOLAR DOS GUIMARÃES

Segundo o coordenador pedagógico, DJ e um dos proprietários da Aimec (Academia Internacional de Música Eletrônica de Curitiba), Ilang Kriger, todos os cursos serão gratuitos, inicialmente serão ofertados por três anos, e a maioria dos professores são provenientes da Aimec, que a 5 anos tornou-se precursora e referência no ensino de produção musical eletrônica e discotecagem no sul do país.
A grade do curso é muito abrangente, e possibilita o desenvolvimento e aprendizado com uma ótima infraestrutura ,os alunos vão aprender sobre fotografia digital, edição de imagens, noções de novas mídias como por exemplo criar um blog, vídeoblog e podcast, e ainda aprender técnicas de webdesign e utilização de softwares livres.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, a iniciativa é nova e atende a uma necessidade atual. “A gente optou por essa área multimeios porque apesar da demanda, nós não tínhamos nenhuma alternativa de formação, e a Fundação Cultural está em sintonia com a realidade. Nós oferecemos cursos em todas as áreas do conhecimento; teatro, cinema, literatura, circo, dança, o que não acontecia na área de artes eletrônicas e digitais. Com a expansão da internet e os meios eletrônicos como Twiiter e blogs, agora nós oferecemos formação gratuita em uma área extremamente atual, com oportunidades de trabalho e desenvolvimento para a população.”


Ponto de Cultura Solar dos Guimarães - Centro de Estudos Multimeios
Rua 13 de Maio, 571.

Nenhum comentário:

Postar um comentário