quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

FR inverno 2010 quinto dia: R.Groove

Terça-feira, 12.01
17h30 - Redley
18h30 - R.Groove
20h30 - Têca
21h30 - Espaço Fashion

Fashion Rio inverno 2010: R.Groove

O estilista da R.Groove é Rique Gonçalves, a grife existe desde 2007. O Rique é ex-guitarrista e líder de bandas de rock, e costuma se utilizar da linguagem de arte de rua em suas estampas e formas, ele venceu na categoria estilista revelação do primeiro Prêmio Moda Brasil em 2008 e também já participou do Salão Internacional de Moda Madri (SIMM). A R.Groove estreou no Rio Moda Hype em 2007 e participou do evento até Junho de 2009, é a primeira vez que participa do Fashion Rio.

O desfile
A inspiração para o inverno 2010 vem do novo álbum de Carlinhos Brown, Mar Revolto, que mostra seu lado rock/pop. Aposta em ganchos baixos, DNA da marca, e a calça over faz passagem para o modelo reto com volume no quadril e afinando nas pernas. Os tecidos tecnológicos têm aspecto molhado, laminado e enferrujado. Sarjas e algodões beneficiados com resina dão vida às peças. Jeans com acabamentos luminosos e lãs tecnológicas com aspecto enferrujado marcam presença. O tricô segue o estilo de cordas náuticas. Recortes trazem ilusão de sobreposições na alfaiataria.
"Profundezas do mar e rock definem a coleção. Vamos trabalhar com tecidos e materiais que nunca trabalhamos."



Opinião
Foi o primeiro desfile de uma marca exclusivamente masculina da temporada. Algumas tendências das coleções femininas acabam se adaptando e aparecendo na moda masculina também.

A coleção da R.Groove foi repleta de transparências, muita estamparia (que para homens estão aparecendo nas calças também, e ultra coloridas), brilho, os ombros marcados também aparecem na coleção, macacão, blusas com capuz, calças ultra justas com blusas mais volumosas, jeans com pachwork (em um azul mescla que ficou lindo) , calças oversized  que são lindas e fazem parte da identidade da marca  vão de encontro com o hit da calça saruel que tanto apareceu no verão.

A idéia de misturar a moda esportiva para peças mais street me parece uma tendência bem forte no Fashon Rio, e nesse desfile não foi diferente. As bermudas (incluindo as de surf) estão mais curtinhas e acima dos joelhos.

Se o volume no quadril das mulheres reinou em toda a temporada na R.Groove as calças do tipo cenoura (mais over e largas em cima e justas abaixo do joelho) unidas a camisetas mais justinhas  também criam um shape com quadril evidenciado para a moda masculina. A cintura também aparece marcada por amarrações nos casacos.
A alfaiataria desconstruída não impressiona e a mistura do tricô  com outros tecidos também ficou bem estranha, porém os os tênis de cano alto aparecem novamente, e o dourado também (must have).

O desfile inclui tendências fortes que já vem acontecendo há algum tempo, que nos mostra como a moda masculina acaba acompanhando a moda feminina. Unido aos outros desfiles já nos dá uma noção do que pode ou não “virar” na moda para nós meninos.

Uma coleção criativa, com misturas inusitadas e agradável! Uma ótima estréia de Rique Gonçalves no line up oficial do Fashion Rio!


Adorei
Tênis dourado, tênis de cano alto, mega capuz, capas de algodão que parecem náilon, os tecidos tecnológicos, o brilho, todas as calças, as capas de chuva, os calçados, as estampas, a harmonia dos looks e cartela de cores.

Tendências: jeans com pachwork, macacões, estamparias, dourado, brilho, capuz, cinza, nude, ombros marcados, volume no quadril, alfaiataria usada de forma mais casual, looks monocromáticos com cores nos calçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário