quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Por que cobrimos o Fashion Rio e vamos cobrir o São Paulo Fashion Week?

Você deve estar se perguntando, porque cargas da água o Rubrica cobriu o Fashion Rio!

Bom meus caros!

Nosso blog é cultural (o que compreende a moda também), e já que nos propomos a abordar a moda por aqui, nada mais justo do que cobrir as duas principais semanas de moda do país, que norteiam o que acontece ou vai acontecer por toda uma estação, além de nos trazer (ao nosso modo brasileiro) tendências, curiosidades, e um panorama do que está acontecendo na moda internacional.

Qual é a proposta do Rubrica ao cobrir as semanas de moda?
Na internet sabemos que é muito fácil nós perdermos o nosso foco, por isso resolvi acompanhar o Fashion Rio e postar aqui no Rubrica o que realmente me interessa e o que realmente interessa a muita gente: Um breve histórico sobre a marca ou o estilista, uma ficha sobre a coleção e o tema, algumas fotos que transmitam e resumam o que foi o desfile, um vídeo do desfile na íntegra, uma pequena resenha opinativa (FEITA POR NÓS E NÃO COPIADA), e tendências que detectamos de antemão e que aparecem na coleção apresentada no desfile, e se possível informar onde encontrar peças da grife mencionada em Curitiba.

As dificuldades enfrentadas nos sites

Em outras temporadas, sempre tive vontade de acompanhar o Fashion Rio (FR) e o São Paulo Fashion Week (SPFW) com mais atenção, porém sentia uma imensa dificuldade, pois a maioria dos sites e portais que se propunham a divulgar os desfiles não disponibilizavam o que realmente me interessava de uma forma mais direta.

O novo site Fashion Forward (FFW), que já citamos por aqui, editado pela Erika Palomino é ótimo, porém como a maioria dos veículos, se propõe a fornecer uma grande quantidade de informações, o que muitas vezes exige que nós leitores tenhamos muita sede em buscá-las e sejamos obrigados a nos esforçarmos um pouco mais do que queremos, e perdermos mais tempo do que podemos também, para checar o que realmente nos interessa (abrir várias telas: vídeos em uma, review em outra, fotos em outra). Afffffffff me senti ALTRUÍSTA agora!

Também é comum ao buscarmos informações sobre os desfiles, os veículos se pautarem em assuntos desnecessários, para quem quer saber somente sobre as coleções dos estilistas em si (o que as modelos estão ouvindo no ipod, o que os famosos estão vestindo, ou uma entrevista com a celebridade que vai desfilar, por exemplo), o que é algo compreensível, pois supre a curiosidade de um público interessado em saber sobre o backstage dos eventos. Porém existe um público que não tem interesse nesses detalhes, e quer ir realmente ao que interessa naquele momento, esse público inclui eu e talvez você.

Fica a dica: De qualquer forma FICA A DICA, caso você não se satisfaça com as informações que disponibilizamos aqui (peneiradas em outros sites e produzidas por nós mesmos) a melhor opção é visitar os sites oficiais dos eventos. Nesta temporada é o FFW e o site do canal GNT.
Para assistir aos vídeos dos desfiles inteiros, além do FFW o site de vídeos da Globo.com também é uma ótima opção, pois disponibiliza as mesmas imagens das transmissões do canal GNT. Para conferir todas as fotos dos desfiles a melhor opção é o site FFW.

Quem você pensa que é para opinar sobre moda?
Bom! Informo que tanto eu quanto a Silvia Henz, somos estudantes de jornalismo. Esse blog é algo que fizemos apenas para dividirmos o que gostamos (com outras pessoas e entre nós também). Porém tornou-se um exercício frequente para manter os neurônios ativos e exercitar a produção de texto, interpretação, comunicação.

Confesso que comecei a me empolgar quando instalei o Google Analytics no blog e a cada dia me surpreendo mais com os acessos, eu sei que você entra sempre e tem preguiça de deixar um comentário (antes eu achava que postava e somente a Silvia via rs, justamente por não termos muitos comentários hauhua) seu LEEEEEEEEEEEESHO (LIXO)hauhuahauh, mas quero deixar claro que é tudo por diversão e conhecimento pessoal também.

Eu sempre tive interesse por moda, e comecei a me interessar mais quando comecei a trabalhar na sessão feminina da Zara (isso também explica o motivo de um homem escrever sobre moda feminina né? Huahuahau).

Apesar de ser uma loja de segmento fast fashion, e a maioria de nossas clientes se virarem muito bem (graças ao bom trabalho de coordenação visual e merchandising que a Zara possui), me senti na obrigação de me manter bem informado sobre moda, além é claro de perceber que muitas clientes precisam de uma assessoria (elas pedem opinião, querem informação, pedem dicas de como utilizar as peças...).

Por conta de tudo isso, eu venho me informando, lendo revistas, consumindo informações e aprendendo muito sobre moda (o que não me caracteriza como um fashionista mas sim como um comunicador com forte interesse por esse e tantos outros assuntos), e como estou sempre entre inúmeras peças de roupas semanalmente, atendendo várias clientes, me sinto em constante aprendizado.

Ser um pseudo jornalista de moda me ajuda a manter-me informado para desenvolver um bom trabalho na Zara, e vice e versa!

Portanto nada melhor que desenvolver o senso crítico e escrever e opinar SIM sobre moda, assim como já fiz aqui no blog com outros assuntos que nos interessam (cinema, teatro, música...). A intenção é que no futuro eu esteja mais do que capacitado, bem informado e preparado para trabalhar com essa COMUNICAÇÃO CULTURAL que tanto nos interessa.

E nunca se sabe né? Faço minhas as palavras da Silvia: “mal temos jornalistas de moda (as que temos exportamos para Paris)”, e isso acontece em outras áreas por aqui também... Então quem eu penso que sou? Eu não penso, sou apenas um estudante de comunicação que ama o jornalismo cultural proposto por esse blog, apenas um hobby que contribui para a minha formação e a sua informação também!

Então, estamos abertos: Gostou? Nos avise. Não gostou? Avise também porque gosto de saber o motivo. Quer unir forças? Demorou!
Se alguém responder eu não me chamo Bartolomeu (amigo blogueiro da Maristela)!

Beijos e abraços and enjoy it

Veja os vídeos de todos os desfiles do Fashion Rio inverno 2010, saiba sobre os estilistas e marcas, confira a nossa opinião, e as tendências que detectamos desfile a desfile aqui no Rubrica.

Fashion Rio inverno 2010 primeiro dia
Fashion Rio inverno 2010 segundo dia
Fashion Rio inverno 2010 terceiro dia
Fashion Rio inverno 2010 quarto dia
Fashion Rio inverno 2010 quinto dia
Fashion Rio inverno 2010 sexto dia

Fashion Rio?
Já Rubricamos:
Fashion forward: Adicione já
Preparar, apontar e já: Foi dada a largada
Fashion Rio 2010
Rio-à-Porter
Rio-à-Porter contará com a participação cinco grifes paranaenses
Ilustrações de moda do Fashion Rio inverno 2010 
FR inverno 2010 primeiro dia: Ausländer
FR inverno 2010 primeiro dia: Melk Z-Da
FR inverno 2010 primeiro dia: Giulia Borges
FR inverno 2010 primeiro dia: Victor Dzenk
FR inverno 2010 segundo dia: Walter Rodrigues
FR inverno 2010 segundo dia: Cantão
FR inverno 2010 segundo dia: Lucas Nascimento
FR inverno 2010 segundo dia: Printing
FR inverno 2010 terceiro dia: Mara Mac
FR inverno 2010 terceiro dia: Filhas de Gaia
FR inverno 2010 terceiro dia: Cavendish
FR inverno 2010 terceiro dia: Graça Ottoni
FR inverno 2010 terceiro dia: Coven
FR inverno 2010 quarto dia: Acquastudio
FR inverno 2010 quarto dia: Claudia Simões
FR inverno 2010 quarto dia: Maria Bonita Extra
FR inverno 2010 quarto dia: Juliana Jabour
FR inverno 2010 quarto dia: TNG
FR inverno 2010 quinto dia: Redley
FR inverno 2010 quinto dia: R.Groove
FR inverno 2010 quinto dia : Têca
FR inverno 2010 quinto dia: Espaço Fashion
FR inverno 2010 sexto dia : Nica Kessler
FR inverno 2010 sexto dia: Patachou
FR inverno 2010 sexto dia: Andrea Marques
FR inverno 2010 sexto dia: New Order
FR inverno 2010 sexto dia: Alessa
Por que cobrimos o Fashion Rio e vamos cobrir o São Paulo Fashion Week

Nenhum comentário:

Postar um comentário